Documento traz experiências bem-sucedidas de alfabetização
Publicado em 14/04/2021 - 11:35 Por Luciano Nascimento - Repórter da
Agência Brasil - Brasília
O Ministério da Educação (MEC) lançou hoje (14) o Relatório Nacional da
Alfabetização Baseada em Evidências (Renabe), que traz experiências
bem-sucedidas de alfabetização desenvolvidas em diversos países. De acordo com
o MEC, o documento visa ajudar na melhoria da qualidade das políticas públicas
e nas práticas de ensino de leitura, escrita e matemática no Brasil.
De acordo com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, apesar de o país
ter avançado na universalização do acesso de estudantes às primeiras séries do
ensino fundamental, os resultados das avaliações internas, como o Sistema de
Avaliação da Educação Básica (Saeb), e externas, como o Programa Internacional
de Avaliação de Estudantes (Pisa), mostram que a aprendizagem segue muito
limitada, com a maioria dos estudantes não conseguindo compreender o que lê.
“Quando considerado o assombroso índice de analfabetismo funcional, é
perceptível que não há muito a ser comemorado. As crianças estão indo para a
escola, mas o aprendizado efetivo tem sido bastante questionável”, disse
Ribeiro.
Segundo o ministro, é importante dedicar atenção a temas como a formação
de professores, elaboração de currículos e materiais didáticos apropriados às
diferentes fases de desenvolvimento dos estudantes. Alertou, no entanto, que,
diante de situações de crise, é preciso centrar esforços na alfabetização.
“Reconhecendo que o domínio da leitura e da escrita são a chave para o
conhecimento em todas as áreas do saber, entendemos que dar centralidade às
políticas públicas de alfabetização no processo de melhoria do ensino é escolha
sábia e acertada”, disse o ministro.
Relatório
O documento traz os debates mais recentes sobre o tema para ajudar
educadores a melhorar a qualidade da alfabetização no Brasil. O termo
“evidências”, usado no relatório, diz respeito a achados de alfabetização que
resultam de pesquisas científicas.
“Uma alfabetização baseada em evidências é aquela que emprega
procedimentos e recursos cujos efeitos foram testados e se mostraram eficazes”,
explica o relatório.
De acordo com o MEC, o Renabe é resultado da I Conferência Nacional de
Alfabetização Baseada em Evidências (Conabe), organizada pela Secretaria de
Alfabetização (Sealf), em 2019, como parte das ações de implementação da
Política Nacional de Alfabetização (PNA).
“As evidências apresentadas no relatório constituem uma base técnica
sólida, que orienta as decisões no âmbito da Secretaria de Alfabetização do
MEC. O documento poderá auxiliar, ainda, os gestores e os entes federados na
elaboração de políticas educacionais para os primeiros anos escolares”, disse o
MEC.
Edição: Fernando Fraga
Fonte: Agência Brasil
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