Programa vai ser implementado nas escolas da rede
estadual de SP de forma gradual; início será em 2021 com a 1ª série do ensino
médio
O Governador João Doria anunciou nesta segunda-feira (3) a homologação do novo currículo para o ensino médio em São Paulo, o primeiro estado do Brasil a construir o documento determinado pela lei de reforma do ensino médio, sancionada em 2017. O currículo foi aprovado dia 29 de julho, por votação unânime, pelo Conselho Estadual da Educação de São Paulo.
“O objetivo é criar uma escola que dialogue com a
realidade atual da juventude, que se adapte às necessidades dos estudantes e os
prepare para viver em sociedade e enfrentar os desafios de um mercado de
trabalho dinâmico. Essa é a proposta do novo ensino médio de São Paulo”, disse
Doria.
O novo currículo terá 12 opções de cursos, os
itinerários formativos, e permitirá aos alunos escolher as disciplinas com as
que mais se identifiquem. A previsão é de que o currículo seja implementado
progressivamente aos alunos da 1º série do ensino médio em 2021. Em 2022, para
os estudantes da 2º série, e consequentemente, para a 3ª série no ano de 2023.
O currículo está alinhado à Base Nacional Comum
Curricular (BNCC) do ensino médio, homologada pelo próprio Rossieli Soares
quando ocupou o cargo de Ministro da Educação, em dezembro de 2018. “É mais um
passo de uma longa caminhada. São Paulo sempre foi referência quando se fala em
construção curricular e vai servir de grande exemplo. Nosso bônus demográfico
acaba agora, entre o final do ano de 2022 para 2023. Começamos a virar a chave
e teremos menos jovens, por isso, formá-los cada vez melhor será ainda mais
importante para o nosso país”, avaliou o Secretário.
O processo de construção do currículo foi iniciado
em 2019 com uma pesquisa entre 140 mil estudantes e 70 mil profissionais da
rede. Também foi debatido em seminários e por meio de consulta pública. Vinte e
sete redatores participaram.
Estrutura do currículo
O currículo do ensino médio paulista está
estruturado em 3.150 horas, distribuídas em um período de três anos. Do
montante total da carga horária, 1.800 horas são destinadas à formação básica e
o restante, 1.350 horas, é referente aos itinerários formativos. Estes
itinerários terão mais do que a carga mínima prevista na legislação.
Na formação geral básica, os estudantes terão os
componentes curriculares divididos em áreas de conhecimento como linguagens e
suas tecnologias (língua portuguesa, artes, educação física e língua
estrangeira); matemática; ciências humanas e sociais aplicadas (história,
geografia, filosofia e sociologia); e ciências da natureza e suas tecnologias
(biologia, química e física).
Na carga horária referente aos itinerários
formativos, o estudante precisa escolher uma ou duas áreas de conhecimento da
formação geral para aprofundar seus estudos, ou ainda, a formação técnica e
profissional para se especializar. Os componentes do programa Inova Educação
também farão parte dos itinerários formativos, com as disciplinas de eletivas
(educação financeira, teatro, empreendedorismo), projeto de vida (aulas que
ajudam o estudante na gestão do próprio tempo, na organização pessoal, no
compromisso com a comunidade) e tecnologia e inovação (mídias digitais,
robótica e programação).
Fonte: Secretaria da Educação do Estado de São
Paulo
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