Publicado em 13/07/2020 17h48 Atualizado
em 13/07/2020 18h39
Agora, as sugestões colhidas serão examinadas por
um grupo de especialistas da área sob a coordenação da Secretaria de Educação
Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC). A
expectativa é que, no próximo mês, o documento resultante dessa etapa seja
apresentado ao Conselho Nacional de Educação (CNE). Depois da apreciação e da
aprovação pelo colegiado, e homologado pelo MEC, o novo instrumento substituirá
o vigente, que é de 2014.
A participação e o amplo diálogo têm pautado o
processo de atualização do catálogo. A versão submetida à consulta pública foi
resultante do trabalho de mais de 200 especialistas de entidades patronais e
laborais, conselhos e entidades profissionais, além de docentes que atuam em
educação profissional e tecnológica. Ao todo, houve o envolvimento de mais de
70 instituições. Ao longo do primeiro semestre deste ano, foram avaliadas 226
propostas apresentadas por instituições de ensino e órgãos públicos até
novembro de 2019.
O setor produtivo aportou contribuições
importantes, com o objetivo de promover o alinhamento entre suas necessidades e
as ofertas dos cursos. A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial
(ABDI) realizou uma pesquisa sobre os perfis profissionais requeridos pelo
mercado, que foi utilizada como subsídio no processo de análise. Foram
utilizados, também, dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), da
Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) e do Cadastro Geral de Empregados e
Desempregados (Caged), além de experiências internacionais de instrumentos
similares ao Catálogo.
Catálogo Nacional de Cursos Técnicos
O CNCT reúne cursos técnicos, com informações sobre
o perfil do profissional ao concluir cada curso, o respectivo campo de atuação,
as normas para o exercício profissional, a infraestrutura mínima que a
instituição de ensino deve dispor para oferta do curso, entre outros dados. É
um instrumento de referência para as instituições de ensino que oferecem cursos
técnicos, para os estudantes, para o setor produtivo - que absorve os
profissionais egressos dos cursos - e para a sociedade em geral.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Social, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do
MEC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário