terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Comissão vota relatório de MP sobre alfabetização

Na próxima terça-feira  (19), a comissão mista que analisa a Medida Provisória do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa vota o relatório do senador Eduardo Amorim (PSC-SE), que é favorável à MP, e acolhe cinco das 60 emendas apresentadas por deputados e senadores.
A MP 586/12 prevê apoio financeiro da União aos estados, municípios e ao Distrito Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para investir na formação continuada de professores alfabetizadores dos três primeiros anos do ensino fundamental.
O fundo também deve apoiar a premiação de escolas e profissionais da educação reconhecidos pelos resultados alcançados no âmbito do pacto nacional, que tem o objetivo de promover a alfabetização dos estudantes até os 8 anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental da educação básica pública, aferida por avaliações periódicas. O governo deve liberar mais de R$ 2,5 bilhões de acordo com o avanço do pacto nacional, que pretende alcançar a erradicação do analfabetismo nessa faixa etária até 2020. Pelo menos R$ 1,1 bilhão já será liberado em 2013.
Entre as emendas acolhidas, estão duas do deputado Stepan Nercessian (PPS-RJ). Uma inclui na MP menção à formação inicial e continuada de professores com capacitação para a educação especial e a outra propõe o desenvolvimento de recursos didáticos, pedagógicos, currículos e métodos para essa modalidade.
Foi parcialmente acolhida emenda de Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). Ela inclui na proposição referência à formação continuada em cursos de pós-graduação para professores alfabetizadores. O relator sugeriu que os cursos apoiados sejam aqueles relacionados à alfabetização oferecidos por instituições públicas participantes do pacto. Amorim acrescentou ainda uma alínea permitindo que o FNDE preste assistência estudantil no ensino superior, por meio de bolsas de estudo e permanência e ressarcimento de despesas dos estudantes.
FONTE
Jornal do Senado

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